Google inaugura programa para ensinar crianças a reconhecer fake news

Captura de Tela (19)

Fonte: Captura de tela do site oficial do Seja Incrível na Internet

Be Internet Awesome (“Seja Incrível Na Internet”, na tradução para o português) é um curso feito para ensinar crianças entre sete e 12 anos a reconhecer uma notícia falsa que está sendo espalhada pela internet. Entre os conteúdos do curso estão a identificação de URLs suspeitas, aprender a reconhecer quando uma fonte é ou não confiável e o que fazer para checar se uma informação é ou não falsa, ensinando-as a não acreditar em algo apenas porque a manchete parece bem formulada.

Contribuir para a formação de um cidadão digital responsável

O currículo do Seja Incrível Na Internet oferece aos educadores as ferramentas e os métodos necessários para ensinar os conceitos básicos da segurança digital.

Desenvolvido em uma parceria da Google com a Net Safety Collaborative, o foco do programa é ensinar o pensamento crítico a crianças que estão se alfabetizando e entrando na adolescência, com o intuito de tornar a nova geração de internautas muito mais atenta ao perigo das notícias falsas. Além de desenvolver as habilidades de julgamento dessas crianças sobre se uma notícia é ou não falsa, o programa também conta com atividades de alfabetização midiática sobre ter sempre cuidado com o que se compartilha e manter uma boa reputação online, além de aulas sobre os problemas do bullying e do assédio virtual.

Captura de Tela do Jogo

Fonte: Captura de tela do site oficial do Seja Incrível na Internet

Ferramentas para a sala de aula e para sua casa

Oferece aos educadores e mesmo para as famílias recursos como juramento, papercraft, cartazes com instruções, ilustrações e outras coisas que podem ser utilizadas como ferramentas necessárias para ensinar os conceitos básicos da segurança digital. Este foi um dos pontos que mais gostei porque busca incentivar a família inteira a se envolver com o assunto, analisar os princípios básicos e assumir esse compromisso em conjunto.

Site oficial do programa: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br

via Google inaugura programa para ensinar crianças a reconhecer fake news

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s