Netvibes: tudo o que você precisa saber para aplicar essa ferramenta na sua biblioteca.

Descrever e analisar a implementação de um ambiente de trabalho virtual como um novo serviço bibliotecário para o desenvolvimento das competências de alfabetização informacional: a alfabetização digital. Isso envolve a capacidade de alunos e professores no uso da Internet, e para compreender e utilizar documentos de hipertexto.

Captura de tela da interface de usuário do Netvibes aplicado a Biblioteca Escolar em Buenos Aires

Captura de tela da interface de usuário do Netvibes aplicado a Biblioteca Escolar em Buenos Aires

A utilização da Internet pelos alunos faz com que a aquisição de competências e habilidades em informação seja cada vez mais necessária devido ao aumento da informação disponível. Para isso eles precisam adotar estratégias melhores, tanto para a investigação, para a seleção e mesmo para reformular a informação e serem mais capazes de transformá-la em novos conhecimentos.

O desenvolvimento e implementação de um ambiente de trabalho virtual usando a ferramenta on-line Netvibes permite que os usuários tenham, em um único lugar, recursos educacionais on-line e permite ainda que bibliotecários possam armar uma interface para ensinar como localizar informações na Internet, desenvolver critérios seleção e avaliação de recursos na web (autoridade, navegabilidade, cobertura, atualidade), analisar de modo comparativo como  são apresentados os resultados das consultas, e avaliar a relevância e eficácia das informações obtidas.

Se é o Netvibes serviço web que atua a modo de área de trabalho virtual personalizado, similar a Página Principal Personalizada do Google. Assim, representa uma contribuição valiosa para agilizar os processos e melhorar os resultados das pesquisas de informações realizadas pelos usuários da biblioteca escolar, preparando-os para ser capaz de usar a informação para resolver problemas e tomar decisões.

Resolvi divulgar a ferramenta porque acreditei no poder atrativo da ferramenta num ambiente de trabalho ainda mais em contexto onde normalmente  não dispomos de suporte técnico de informática abundante e nem mesmo recursos financeiros. Portanto, desejamos soluções simples e livre. Então, durante a cursada de um seminário no  mestrado uma amiga, a Bibliotecária Licenciada Verónica Luján Cavalleri que é apaixonada e atua em biblioteca escolar, está implantando um portal com dita aplicação que pode ser consultada em www.netvibes.com/biblioteca10de10 .

#Conhecendo funcionalidades estruturais básicas

A interface é básica e altamente personalizável, portanto você pode agregar abas, notas e outros widgets (aplicativos) pensando na contribuição para a inserção desses usuários na sociedade da informação e do conhecimento, alcançando assim uma sociedade mais igualitária e democrática.

Abas – Crie abas temáticas para facilitar a visualização. Como podemos observar no caso onde foi aplicado o Netvibes, a colega optou por criar abas: Inicio, Obras de Referência, Bibliotecas digitais, Vídeo-livros e áudio livros, Canais educativos, Revistas de Literatura Infantil e Juvenil, Aprender jogando, Contos digitais.

Notas e notícias – Sugere que sejam postas na aba Início. Você poderá dar conhecimento da missão e visão da biblioteca, regulamento, horário de funcionamento, serviços e novidades, como chegar utilizando os ônibus ou outros meios de transporte, novas aquisições, eventos, sugestão de leituras e outros.

Widgets – podem ser incorporados coisas como previsão do tempo, link de notícias dos principais jornais de circulação nacional e local, aplicativos de jogos educativos.

#Outro caso onde o Netvibes é utilizado

Vi que a ferramenta também é usada pela  Rede de Bibliotecas Públicas de Dublin desde ano 2010 e oferta abas com recursos para todas as suas comunidades, inclusive para o público adolescente e de crianças.

Captura de tela do Netvibes aplicado na Rede de Bibliotecas Públicas de Dublin

Captura de tela do Netvibes aplicado na Rede de Bibliotecas Públicas de Dublin

Captura de tela do Netvibes aplicado na Rede de Bibliotecas Públicas de Dublin - setor infantil

Captura de tela do Netvibes aplicado na Rede de Bibliotecas Públicas de Dublin – setor infantil

Cada um conhece a sua realidade e o público para quem trabalha. Use a sua criatividade e crie uma interface para o seu local de trabalho sem precisar de recursos financeiros extra. Dedique tempo e você poderá ter um lindo (e eficiente) portal.

Se você gostou da ideia e pretende aplicá-la, compartilhe aqui nos comentários o link e mostre como ficou o seu trabalho. 

.

Anúncios

2 comentários sobre “Netvibes: tudo o que você precisa saber para aplicar essa ferramenta na sua biblioteca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s