Vender mais livros não significa criar leitores

Guillermo Schavelzon nos ajuda a compreender porque “Vender livros não significa criar leitores”.

Pontos importantes:

  • Uma das diferenças com outros produtos culturais: é pouco provável que o número de entradas vendidas num cinema não coincida com a quantidade de espectadores. Por outro lado  o livro é portátil, se leva a casa, se lê no ônibus , mas a leitura é quase sempre um ato privado e não coletivo.
  • É possível conhecer a quantidade de livros vendidos, não de livros lidos (seja total ou parcialmente).
  • Não se incorporam nas pesquisas, que livros podem ser comprados por hábito, ou seja, para ler; ou ainda para presentear. Pode ser ainda que comprem para decorar. Isso mesmo, embora não seja comum tal prática no Brasil. Na Argentina e na Europa é bem comum.
  • Acrescenta ainda que não somente os Estados devem fomentar a leitura; deveriam fazer sobretudo os professores, os bibliotecários, os contadores de histórias, os escritores, os ilustradores, os editores, os livreiros e, portanto há necessidade de que as famílias assumam suas responsabilidades com coerência.

El blog de Guillermo Schavelzon

(C) BiblioAsturias (C) BiblioAsturias

Una cosa es comprar libros, y otra leerlos. Conocemos cuántos libros se venden de cada autor y de cada título, en algunos países lo sabemos online y en tiempo real, pero no sabremos nunca cuántos de esos libros son leídos. La industria editorial puede intentar vender más, pero poco puede hacer para que se lea más.

Esta es una de las diferencias del libro con otros productos culturales: es poco probable que el número de entradas vendidas en un cine, no coincida con la cantidad de espectadores. En cambio el libro es portátil, se lleva a casa, se lee en el tren, pero la lectura es casi siempre  un acto privado más que colectivo o presencial.

Ver o post original 2.103 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s