Lendo espero: bibliotecas em salões de beleza

 

lendo espero 2

 

Esta iniciativa oferece instalar pequenos dispositivos de leitura em salões de beleza na cidade de Buenos Aires. São mini bibliotecas de proximidade que buscam estar disponível na vizinhança e gerar um espaço de troca de livros uma vez que ali mesmo pode surgir a necessidade e a oportunidade da prática leitora. Os salões de beleza, barbearias é um lugar onde ocorrem encontros, vínculos e tradições.

O objetivo do projeto Leyendo espero é encontrar a possibilidade de leitura literária a partir da criação de pequenos espaços de troca dentro desses locais e cria um lugar íntimo que permite diminuir o tempo de espera e favorece  conversas em recomendar (ou não) a leitura de certos textos e compartilhá-los através do empréstimo domiciliar.

Esse projeto está organizado pelo Programa Bibliotecas para Armar que depende do Ministério da Cultura de Buenos Aires.

Na primeira etapa, estão participando 50 salões de beleza dividido de forma representativa em dois espaços por comunas (agrupamentos de bairros)* e por tipo de salão de beleza (infantil, para homens, para mulheres).

Comunas da Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Os livros são adquiridos por doação principalmente pelas escolas e empresas e processados por uma equipe onde passa por um critério de seleção onde cada uma dessas bibliotecas possam ter livros diversificados para todos os públicos. O que varia é a quantidade de livros infantil que são maiores para os salões de beleza específico para esse público.

lendo espero

 *Buenos Aires está organizada em 15 comunas governados sob a Lei 1.777 promulgada em 2005. É uma maneira de gestão política e administrativa descentralizada , em alguns casos, envolvendo mais de um bairro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s