Oferta cultural bonaerense: a diversidade que pode atrair você a estudar aqui

Manifestação artística da Dança Murga na Avenida Corrientes.

Manifestação artística da Dança Murga na Avenida Corrientes.

Normalmente algumas pessoas me questionam: “Por que tu escolheste Buenos Aires para estudar o mestrado se na América Latina e Caribe quem se destaca (em termos de produção científica na área de Ciência da Informação*) é o Brasil?“.

Estudar fora do Brasil e fazer um intercâmbio cultural de acordo com os meus critérios, Buenos Aires, capital da Argentina atendia todos os critérios que eu tinha estabelecido: oportunidade, burocracia nos trâmites de migração,  oferta de cursos de curta duração, oferta cultural, conveniência financeira e as quatro estações bem definidas (SIM! Sou do Norte, só temos inverno e verão, é dizer: calor com chuva e calor sem chuva).

Deixando os outros pontos de lado nesse momento, comento que Buenos Aires é o centro cultural da América Latina, uma cidade cosmopolita que se caracteriza, sobretudo, por una nutrida atividade intelectual.

É um fenômeno que apesar da conhecida crise que conhecemos e vivenciamos, e que é altamente alarmada pelos meios de comunicação massiva brasileiro, não se pode negar que cidade de Buenos Aires põe em evidência a tradição de consumo cultural.

Segundo o Ministro da Cultura, Hernán Lombardi, em nota para o Jornal La Nación em 17 de novembro de 2014,

 “A cada fim de semana há 300 salas de teatro (privadas e oficiais) funcionando com público. E a cidade que está mais se aproxima a este número é Londres, mas não supera Paris nem Nova Iorque”.

Outro indicador do nível cultural da cidade é a quantidade de livrarias (como havia comentado aqui)  que excede, por exemplo, o número de livrarias existentes em toda a República de México.

E o mais interessante de tudo é que os aproximados 16 festivais culturais quase sempre são gratuitos, sendo assim, Buenos Aires está na segunda posição, perdendo apenas para Edimburgo, capital da Escócia, a qual apresenta 20 propostas desse tipo e ganha o ranking das cidades com mais festivais no mundo.

Entre os que mais gosto, estão:

La Noche de los Museos

Tem uma proposta excelente para atrair pessoas que não costumam ir a museus. Ademais, está cheia de atividades específicas nas distintas noites e que enriquecem a oferta. Há visitas guiadas especiais, oficinas, espetáculos teatrais e de dança, jogos interativos e recitais.

Noche de las Librerías

Uma vez ao ano é renovado o compromisso com a indústria editorial e a promoção das livrarias. O quarteirão compreendido pelas Avenidas Corrientes, Callao y Talcahuano se convertem em uma passarela, onde as livrarias e bares mais emblemáticos se abrem ao público com atividades culturais e livros para todos os gostos.

Buenos Aires Polo Circo é sensacional!

Além das lonas decircos do Buenos Aires Polo Circo, há atividades nos espaços abertos como no Complexo Cultural Cine Teatro 25 de Mayo, no Centro Cultural San Martin, nos bairros, em algumas praças, museus. Há diversas oficinas, palestras, treinamentos e cursos de curta duração.  Há  shows nacionais, todos de entrada livre e gratuita e os internacionais geralmente podem sair pela metade do preço para estudantes, idosos e aposentados.

 

Então, não há como não encantar-se com a oferta cultural que oferece Buenos Aires. Talvez não seja acessível a todas as classes da sociedade portenha, embora tenha visto que pelo menos nas publicidades são bem convidativas e tentam incluir todas as partes e promovem eventos nas periferias também. Outro aspecto que me encantou é que algumas atividades de tais festivais estão sendo realizadas em prédios históricos que ficam longe do centro da cidade, foram recuperados pela questão de patrimônio e memória e desde dois anos começaram a ter uso efetivo por conta de tais festivais.

*Curiosidade:

Segundo dados da Revista Interamericana de Bibliotecología  o ranking das TOP 5 em produção científica em Ciência da Informação seria: Brasil, Argentina, México, Venezuela e Chile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s