O beijo argentino

4888664496_1907795fee_z

Gottlieb, William P., 1917-, photographer. [Portrait of Johnny Bothwell and Claire Hogan, New York, N.Y.(?), ca. Oct. 1946]

Nós brasileiros somos conhecidos como: “o país mais grande do mundo”, do samba e do carnaval. Alguns dizem que somos assanhadinhos ou ”calientes”. Enfim, fiquei surpreso quando cheguei aqui no ano passado e percebi que era comum cumprimentar-se com um beijo, isso mesmo, um beijo. Na Argentina tanto homens quanto mulheres trocam beijos no rosto em encontros profissionais e situações mais informais. Me parece uma situação calorosa dos portenhos, e essa inclinação a se tornar amigo num primeiro contato, acaba por seduzir ou intimidar muitos estrangeiros. 

O fato é interessante e muitos de imediato dispensam tal formalidade. Sim, algumas pessoas chegam a mostrar-se incômodas com o sistema oficial de beijos, já notei gente olhando com receio, outros com uma postura mais reservada ou mesmo com um certo “nojo” (o que me parece coisa de gente idiota, mas cada um no seu quadrado).

Há quem goste da atitude como também há movimento que tentam acabar com essa coisa do beijo principalmente entre o gênero masculino. Uma professora comentou que não teve muito sucesso tal campanha e afirmou também que em algumas províncias não é muito comum esse tipo se cumprimento que embora antigo, segue vigente entre homens, mulheres e crianças.

Não vejo nada contra. Acostumei até, lembro da primeira semana de aula que eu não sabia o que fazer quando chegava nas aulas. Os que já me conheciam vinham  dar o beijo, eu ficava vermelho. Depois comentei que no Brasil, isso é coisa comum entre mulheres (normalmente amigas)  ou entre uma mulher e um homem.

Mãe e filho Fonte: Google Imagens, com direitos Creative Commons Deed CC0

Na época até comentei com alguns companheiros de apartamento no meu primeiro mês aqui: “-Nossa, há muito beijo em Buenos Aires. Gosto disso mas não entendi ainda: quem eu devo beijar? devo beijar todo mundo? quando chego ou quando me despido?”. A resposta foi: Beije a todos, quando chegue e quando se despida.

Não importa, certamente o beijo no rosto é um contato agradável com amigos, familiares, e pessoas que gostamos (e as vezes não). Só me sinto desconfortável (não incomodado) quando se trata de um total desconhecido, então prefiro ser um pouco “mala onda” pois penso que já é uma invasão do meu território particular. Claro! A pessoa ao beijar, encosta a pele, sente o cheiro da roupa, do perfume, encosta o lábio, a barba, o batom, etc.

Como sei que tem homem lendo isso aqui, vou logo deixar as coisas claras: no ato não fica parecendo com uma “bichisse” ou manifestação homoafetiva. Os beijos entre homens ocorrem de uma maneira bem masculina e argentina, assim que, quando dois amigos se encontram, por exemplo, dá-se um beijo no rosto seguido de um tapinha no ombro e pergunta algo “-E aí cara, como vai?” ou ” Oi, beleza?”.

Dois amigos na praça Fonte: Google Imagens, com direitos Creative Commons Deed CC0

Agora quando é aquela pessoa linda, que você morre de vontade de tirar aquela casquinha… hahaha que forma mais gostosa de saudar alguém. kkkkk É assim, nesse ponto de vista, sei que muitos concordam que até gostariam de dar um beijo apressado e que escapasse de encontro aos lábios. WOOOU! Ou ainda assim vais dizer que preferes dar as mãos?Dar as mãos, por outro lado,me parece educado igual, embora deixe bem marcado a distância entre duas pessoas (igual o Funk do Cada um no seu quadrado). E tem gente que nem aperta, outras mãos úmidas, geladas.

Na dúvida, quando vierem por aqui ou conhecerem algum@ argentin@, já estão informad@s. Fiquem atentos aos sinais, note o olhar. Se você se sentir confortável, beije; caso contrário se apresse e estenda a mão.

Obs: É um beijo apenas. 

Anúncios

Um comentário sobre “O beijo argentino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s