Dia do Bibliotecário no Brasil

Peppa pig homenageia bibliotecários

12 de Março – Comemora-se no Brasil o dia do Bibliotecário. A data foi escolhida porque era a data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado.

manuel bastos tigre

Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.

Datas comemorativas do dia do bibliotecário em outros países.

Data comemorativa do dia do bibliotecário em outros países.

Felicito todos os colegas de profissão que temos a tarefa diária de contribuir por um mundo melhor e mais justo quando assumimos a missão de iluminar o mundo com a chama viva do conhecimento, compartilhamos o saber e criamos novas formas acessar, aprender e guardar a memória coletiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s